FRED: nasce um grupo de estudos

Por Julio Cesar De Lima
(Ir. Pascal, Obl. OSB)

Grupo FRED
Fenômeno Religioso e Educação Dialógica:
educar-se para educar

Fundamento
Segundo Paulo Freire, o “diálogo exige igualmente uma fé intensa no homem, fé em seu poder de fazer e refazer, de criar e recriar, fé em sua vocação de ser mais humano [...]. O homem de diálogo é crítico e sabe que embora tenha o poder de criar e de transformar tudo, numa situação completa de alienação, pode-se impedir os homens de fazer uso deste poder.” Nessa perspectiva, a releitura do fenômeno religioso, objeto de estudo do componente curricular de Ensino Religioso, fundamenta-se nas Ciências da Religião e acontece através da observação, da informação e da reflexão. Conhecendo a si e reconhecendo o outro como seres que buscam a transcendência, ainda que de formas diversas, o ser humano será sensibilizado a dar um sentido integral a sua vida.

Justificativa
A formação permanente garante aos profissionais de quaisquer áreas maior segurança, competência e credibilidade. E, para os profissionais da educação, essa é uma necessidade indiscutível. Contudo, percebe-se uma grande lacuna na formação dos professores de Ensino Religioso. Pois, na grande maioria das escolas municipais e estatais, muitos são deslocados de seus respectivos componentes curriculares para assumir um componente, o qual nem sequer conhecem. Alguns, o fazem com boa vontade, outros, por obrigação. E, também nas escolas particulares, o proselitismo, consciente ou inconsciente, sobrepõe-se ao conhecimento e à diversidade. Nesse sentido, formar-se sozinho é uma possibilidade, mas estudar em grupo é uma maneira interativa de troca, apoio e cumplicidade.

Proposta 
O FRED é um grupo de estudos destinado, principalmente, a professores. Seu objetivo é propiciar a partilha e a construção de conhecimentos necessários ao cotidiano da sala de aula, contribuindo, assim, para a formação, aprimoramento e prática de quem tem o compromisso de trabalhar a religiosidade com crianças, adolescentes e jovens. Segundo o artigo 33 da lei federal nº 9.475/97, o Ensino Religioso "é parte integrante da formação básica do cidadão, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo". Com isso, pretende-se responder a certos anseios do professor desse componente curricular, negligenciados pelo poder público.

Metodologia
A metodologia do FRED baseia-se, principalmente, na leitura e discussão de textos, a fim de aprofundar os conteúdos curriculares. Os assuntos são organizados em sessões, cada sessão tem 4 encontros e a duração de cada encontro é de 2 horas, totalizando 8 horas, a serem realizadas em 2 manhãs, tardes ou noites. As vagas são limitadas a 12 pessoas. A pontualidade, no início e no término de cada aula é elemento imprescindível para o bom andamento dos estudos. Os interessados deverão agendar-se, antecipadamente, pelo blog, e.mail ou telefone. Para tanto, há um custo correspondente a cada bloco a ser pago na primeira aula. Além disso, o local dos encontros proporcionará uma interação mais familiar entre os participantes. E, isso poderá ser um inestimável diferencial.

Temática
Junto à necessidade de conhecer e aprofundar os conteúdos do componente curricular do Ensino Religioso, também há o desafio de promover certo alinhamento dos conceitos a serem trabalhados, principalmente, quando se leva em conta a diversidade religiosa. Os assuntos e conteúdos abordados pelo FRED baseiam-se nos eixos temáticos do Ensino Religioso orientados e elaborados pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso, na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a saber: crenças, ritos, textos, ethos, culturas e tradições. Entretanto, tais conteúdos, na medida do possível, podem ser sugeridos e modificados, conforme a necessidade dos grupos que assim o desejarem, inclusive quanto ao tempo para aprofundamento dos mesmos. Contate-nos e confira.


coisasesentidos@yahoo.com.br 
ou pela barra de contato ao lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...