Carta 11 - No final deste mês

Tournay, 30/11/11.

Queridos amigos e amigas
EM BUSCA DA PAZ,

Paz!

No final deste mês, festejaremos Natal. Nossos corações se voltam para Belém, contemplando a encarnação de Deus em nossa terra. Quando do seu nascimento, os anjos proclamaram: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra para os seus bem-amados” (Lc 2,14). E, no entanto, a terra onde Jesus nasceu não goza de paz: as nações que lá estão, israelenses e palestinos, vivem num clima de violência. Por isso, quero convidar vocês para rezarmos pela paz na terra em que o Cristo viveu!

«É tempo para os palestino e israelenses partilharem uma paz justa. É tempo de respeitar a vida humana nesta terra que dizemos santa; para começar a cura das almas feridas; para que se acabe 60 anos de conflito, opressão e medo; para que a liberdade suceda à ocupação. É tempo para a igualdade de direitos; para que cesse a discriminação, a segregação e a restrição dos movimentos. (…) É tempo para que os israelenses tenham segurança e fronteiras seguras em acordo com os seus vizinhos; para que a comunidade internacional aplique 60 anos de resoluções das Nações Unidas; para que o governo israelense aceite o acordo oferecido pelas iniciativas de paz árabe; para que todos os que representam o povo palestino participem ao estabelecimento da paz; para que os refugiados  reencontrem seus direitos e um lar permanente; para que os colonos que vivem nos territórios palestino ocupados se instalem em Israel; para a autodeterminação. É tempo para que os estrangeiros visitem Belém e outras cidades prisioneiras do muro. (…) É tempo de denunciar o vergonhoso castigo coletivo e que se ponha fim a ele de todas as formas; de rechaçar com firmeza a violência que atinge civis e de garantir que todos estejam em segurança; de libertar os prisioneiros e de julgar equitativamente aqueles que são legitimamente acusados; (…) para que todos respeitem as normas do direito internacional humanitário e dos direitos humanos. É tempo de compartilhar Jerusalém, capital das duas nações e cidade santa de três religiões.; para que muçulmanos, judeus e cristãos tenham liberdade para visitar os lugares santos; para que as oliveiras floresçam e que seus frutos amadureçam na Palestina e em Israel. É tempo de honrar todos os que sofreram, palestinos e israelenses; de tirar lições das injustiças passadas; de compreender a razões da ira e de eliminar suas causas; para que aqueles que têm as mãos manchadas de sangue reconheçam o que fizeram; para suscitar o perdão entre as comunidades e de reparar toda uma terra ferida; de avançar como seres humanos todos feitos à imagem de Deus. Todo que possa dizer a verdade ao poder deve dizê-lo. Todo aquele que quer romper o silencio que cobre a injustiça deve rompê-lo. Todos que  tenham algo para dar à paz, devem dá-lo. Para a Palestina, para Israel, para nosso mundo perturbado, é tempo de paz »

(Mensagem para a Semana Mundial pela Paz na Palestina e Israel 2011, promovida pelo Fórum Ecumênico Israel-Palestina Internacional do Conselho Mundial de Igrejas: http://www.oikoumene.org/en/programmes/public-witness-addressing-power-affirming-peace/churches-in-the-middle-east/pief/world-week/message-its-time-for-palestine.html).

Rezemos assim:

Bendito sejas, 
ó Deus, pelo dom 
que nos deste no teu Filho Único, 
que nasceu em Belém,
como Príncipe da Paz 
para destruir os muros que separam as pessoas. 
Olha para a terra em que Jesus nasceu: 
liberta-a da indiferença, do desprezo e da violência
que produzem apenas ódio e matança. 
Inspira os palestinos e israelenses: 
conde-lhes libertação, liberdade e dignidade. 
Guia os seus  dirigentes , 
para que sirvam à causa da reconciliação. 
Que tua Palavra de amor se derrame sobre todos. 
Guia-nos todos no caminho da justiça e da paz. 
Tudo isso te pedimos em nome daquele 
que veio partilhar nossa humanidade 
e nos conduzir à tua divindade:
Jesus, teu Filho amado, 
na unidade do Espírito Santo.
Amém.

Feliz Natal!

D. Irineu Rezende Guimarães, OSB
monge beneditino, prior da Abadia Nossa Senhora, Tournay, França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...