Carta 03 - Dentro de poucos dias


Tournay, 28/02/11.

Queridos amigos e amigas
EM BUSCA DA PAZ,

Paz!

Dentro de poucos dias, a Igreja no Brasil começará mais uma Campanha da Fraternidade. Este ano o tema examinará as relações entre fraternidade e a vida no planeta, tendo como lema um versículo da carta de São Paulo aos romanos: “a criação geme em dores de parto” (Rom 8,22).

O objetivo principal desta Campanha da Fraternidade 2011 é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá -los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta. Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos: a) viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas; b) promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global; c) mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário; d) trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

É assim que convido vocês a todos a entrar em sintonia com a Igreja no Brasil e assumir este tema como intenção mensal de nossa oração pela paz. A paz tem várias dimensões: pessoal, interrelacional, internacional, mas também cósmica e ecológica. Precisamos recuperar esta dimensão em nossa compreensão de paz e reaprender, com outras culturas, que a paz com a natureza é tão relevante quanto a paz com outras pessoas e outros povos.

Esta dimensão ecológica da paz também tem uma consequência prática importante: nós podemos integrá-la mais facilmente em nosso comportamento cotidiano, indo desde a maneira como nós lidamos com o lixo até os produtos que escolhemos comprar e utilizar. Certamente cada um de nós poderá examinar-se sobre sua contribuição neste sentido. Também poderemos mobilizar pessoas, comunidades, grupos e organismos para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento. Igualmente podemos propor atitudes,comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente. Sem esquecer que é importante denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global. A paz com a natureza fica bem no alcance de nossa mão! Rezemos, então, assim a oração desta Campanha da Fraternidade:

Senhor Deus,
nosso Pai e Criador. 
A beleza do universo revela a vossa grandeza, 
a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, 
e o eterno amor que tendes por todos nós. 
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, 
e o que era para ser garantia da vida
está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação, 
e a morte mostra sua presença no nosso planeta. 
Que nesta Quaresma nos convertamos 
e vejamos que a criação geme em dores de parto, 
para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. 
E assim, como Maria, que meditava a sua Palavra e a fazia vida,
também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, 
possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, 
a paz e o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. 
Amém.

Com toda minha estima e amizade,

D. Irineu Rezende Guimarães, OSB
monge beneditino, prior da Abadia Nossa Senhora, Tournay, França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...