Texto sagrado candomblista

Oxalá era marido de Nanã, senhora do Portal entre a vida e a morte, senhora da fronteira entre a nossa dimensão e as outras. Mas por determinação de Nanã, somente os seres femininos tinham acesso ao Portal, não permitindo a aproximação de seres masculinos, sob hipótese alguma. E tal determinação servia para todos, inclusive para o próprio Oxalá.

Assim foi, durante muito tempo. Oxalá, porém, não se conformava em não poder conhecer o Portal, não só por ser marido de Nanã como também por sua importância no Reino dos Orixás. Sendo assim, pensou e pensou, até que encontrou a melhor forma de burlar as determinações de sua esposa. Mantendo suas roupas brancas, vestiu-se de mulher, colocou o adê, isto é, a coroa com os 'chorões' no rosto, próprio das iabás ou mulheres e aproximou-se do Portal, satisfazendo, enfim, sua curiosidade.

- O que fazes aqui? Surpreende-o Nanã, exatamente no momento em que ele via o outro lado do Portal. E sem rodeios determinou: - Já que tu, meu marido, vestiu-se de mulher para desvendar um segredo importante, vou compartilhá-lo contigo. Terás, então, a incumbência de ser o princípio do fim, aquele que tocará o cajado três vezes ao solo para determinar o fim de um ser. Porém, jamais conseguirás te desfazer das vestes femininas. E, daqui em diante, somente te alimentarás com as oferendas das fêmeas!

E, desse dia em diante, Oxalá, também conhecido por Olufan, passou a comer não mais como os demais orixás aborós ou homens, mas a comer cabras e galinhas como as iabás ou mulheres. E jamais se desfez das vestes de mulher. Em compensação, transformou-se no Senhor do princípio da morte e conheceu todo o seu segredo. 

Por isso, Oxalá é o fim. Não o fim trágico, mas o fim pacífico de tudo que existe no mundo. E merece todo o carinho que lhe damos. É o nosso conselheiro, aquele que vem nos momentos de angústia para trazer algo que esse mundo sempre carece e precisa demasiadamente: a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...