Mirzá Husayn

Por Julio Cesar De Lima
(Ir. Pascal, Obl. OSB)

Mirzá Husayn’Ali é o fundador do Bahaísmo ou Fé Baha'i. Viveu entre 1817 e 1892, em Teerã, capital da Pérsia, atual Irã. Filho de um proeminente Ministro do Xá, Mirzá descendia de linhagem nobre. Desde a mais tenra idade, demonstrou possuir raras e notáveis capacidades. Aos 28 anos alia-se a Ali Muhammad, líder religioso que se levantava para transformar os destinos do Islã. Mirzá torna-se uma das principais forças libertárias de seu país. Em seus escritos, exorta os governos do mundo a observar a justiça, defende a harmonia essencial entre a religião e a ciência e coloca-se favorável à causa da emancipação da mulher, obrigada, naquele tempo, a ocultar a face sob um véu. Seu mestre, o Báb, é martirizado e Mirzá sofre um exílio perpétuo. Torna-se o Bahaullah, isto é, em árabe, “a Glória de Deus”. Durante o longo exílio de 40 anos, ele escreve muito, proclamando a iminente unificação da humanidade e o surgimento de uma civilização mundial. O majestoso âmbito de seus conselhos tem conquistado, desde então, a imaginação e a lealdade de milhões de pessoas de todas as raças e classes, do mundo inteiro. Suas reflexões sobre um mundo unido, sem fronteiras, no entanto, já abarcavam o Oriente e o Ocidente. 

2 comentários:

  1. PREADO JOVEM, NÃO SEI QUEM PASSOU ESTA FOTO. FOTOS DE BAHÁ'U'LLÁH NAO SÃO PUBLICADAS, ÉLE NÃO PERMITIU CULTIVAR SUA PRÓPRIA IMAGEM......SÓ EXISTE UMA FOTO EM HAIFA, PEQUENINHA, QUE A VI, QUANDO EM PEREGRINAÇÃO EXCLUSIVA PARA BAHÁIS. TAMBÉM NÃO ENTENDI PORQUE SÓ PUBLICADA A FOTO SEM MENÇÃO DE ALGO, JÁ QUE SEU BLÇOG DÁ INFORMAÇÕES SOBRE MOVIMENTOS FILOSÓFICOS E RELIGIÕES. UM ABRAÇO. A FÉ BAHÁI, COMO O PRÓPRIO CRISTIANISMO SOFRE PROPAGANDA ANTI-BAHAI EM MUITOS BLOGS DITOS CRISTÃO FUNDAMENTALISTAS E EM REDES NA INTERNET.. POR ISTO CABE A CADA PESSOA INVESTIGAR LIVREMENTE SOBRE A VIDA DO MESMO, JA QUE NO PASSADO DURANTE A REVELAÇÃO CRISTÃ ISTO NÃO FOI POSSÍVEL.
    UM ABRAÇO TENHA UM BOM DIA. QUE DEUS O ABENÇOE. E CONTINUE SENDO FONTE DE INFOMRAÇÃO LIVRE.

    ResponderExcluir
  2. Oi Júlio, obrigada pela linda Postagem Bahái no seu Blog- Estarei colocando co Blog - Ternura de Deus citando nome do seu site...
    Pode colocar se quiser Textos do Blog -Ternura de Deus no seu site quando tiver alguma informação que lhe interesse, desde que cite o site ou blog. Meu blog não´representa a Fé Bahái. Como baháis podemos ter nossos Blogs mas quando colocamos algo temos que colocar a fonte.
    Se houver interesse em Ler um Livro que dou de presentes as pessoas interessadas em conhecer por si mesmo alguma literatura bahá'i,o Livro que dou de presente, pois foi traduzido por meu pai chama-se "Portais para a Liberdade " experiencia de vivencia de um Pastor cristão com o filho de Bahá'u'lláh nos EUA em 1911.Seu blog é lindo, muito informativo e sem preconceitos. Obrigada. Espero poder colocar algo na próxima semana no Blog-Ternura de Deus. Um bom-dia Sõnia

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...