Texto sagrado taoísta

TAO TE CHING 
Seção 29, 30 e 31

Querer conquistar e manipular o mundo, sei por experiência que não dá certo. O mundo é uma coisa espiritual, que não se deve manipular. Quem o manipula o destrói, quem quiser segurá-lo, perde-o. As coisas ora se adiantam, ora se atrasam, ora irradiam calor, ora sopram geladas, ora são fortes, ora delgadas, ora flutuam na superfície, ora despencam. Por isso, o sábio evita todo excesso: de quantidade, de número e de medida. (29)

Quem com verdadeiro Tao ajuda um soberano não domina o mundo pelas armas, porque as ações caem sobre a própria cabeça. Onde acamparam exércitos, crescem cardos e espinhos. Anos de fome sempre se seguem às batalhas. Por isso o homem de valor busca apenas a decisão e nada mais; ele não ousa conquistar pela força. Decisão sem ufanismo, decisão sem enaltecimento, decisão sem orgulho, decisão por não ser possível fazer de outro modo, decisão isenta de violência. (30)

Armas são instrumento de mau agouro; todos os seres, creio, bem que as odeiam. Por isso o possuidor do verdadeiro Tao não quer saber delas. O nobre em sua vida habitual considera a esquerda o lugar de honra. Mas na carreira das armas, o lugar de honra é a direita. As armas são instrumento de mau agouro; não são instrumentos para os nobres, que só as usam quando não podem evitá-lo. Para eles, a tranqüilidade e a paz são o bem supremo. Ele é vitorioso, mas não se alegra com isso. Quem se alegrasse com isso se alegraria com a matança de homens. Quem se alegrasse com a matança de homens não poderia alcançar seu objetivo no mundo.

Nos dias felizes, a esquerda é considerada lugar de honra; nos dias infelizes, a direita é considerada lugar de honra. O vice-comandante fica à esquerda, o comandante supremo à direita. Isso significa que ele ocupa o seu lugar segundo as regras usadas nas exéquias. Matar grande número de homens deve ser lamentado com lágrimas de compaixão. A atitude de quem saiu vitorioso da batalha deve ser a mesma que a de quem assiste a um funeral. (31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...