Teresa de Calcutá

Agnes Gonxha Bojaxhiu, filha de pais Albaneses, nasceu em Skopje, hoje República da Macedônia, em vinte e seis de agosto de mil novecentos e dez. Aos treze anos, ouviu de um jesuíta que ‘cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho’. Impressionada, determinou-se ao serviço dos outros e, na Congregação das Irmãs de Loreto, recebeu o nome de ‘Teresa’, prometendo viver a pobreza, a castidade e a obediência. Naturalizou-se indiana e exerceu docência em História e Geografia para meninas ricas, em Calcutá.

Os problemas sociais da Índia, porém, refletidos nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, inquietavam Irmã Teresa. E, numa viagem de trem, um chamado interior a incitou a abandonar o convento. Fez um rápido curso de enfermagem e aos poucos reuniu adeptas entre suas antigas alunas, iniciando a Congregação das Missionárias da Caridade, cujo objetivo era ‘saciar a infinita sede de Jesus pelas almas sobre sua cruz de amor, trabalhando para a salvação e para a santificação dos mais pobres entre os pobres’.

Entregou a cada Missionária apenas um prato, um balde, um jogo de roupa interior, um par de sandálias, um pedaço de sabão, uma almofada, um colchão e um par de lençóis. Então, começaram a ensinar às crianças o alfabeto e a higiene, intervindo a favor da vida e contra o aborto. Sua tarefa diária centrava-se na angariação de donativos e na difusão de uma palavra de alento e confiança em Deus. Centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV surgiram em várias cidades do mundo, bem como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.

Dentre outros prêmios, Madre Teresa de Calcutá recebeu o Nobel da Paz. ‘Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão’, disse ela. E, apesar dos crescentes problemas de saúde, continuou a viajar pelo mundo, falecendo de ataque cardíaco em cinco de setembro de mil novecentos e noventa e sete.

FILME: Teresa de Calcutá

Julio Cesar De Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...