Dorothy Day

Por Julio Cesar De Lima
(Ir. Pascal, Obl. OSB)

Dorothy Day nasceu no dia oito de novembro de mil oitocentos e noventa e sete, em Nova Iorque, EUA. Foi agnóstica, anarquista e boêmia. Depois de sofrer um aborto, deu à luz Tamar e sendo abandonada pelo amante abraçou o catolicismo romano.

Day Conheceu Peter Maurin e juntos criaram o ‘Trabalhador Católico’, jornal para divulgar a doutrina social da Igreja, dando origem ao Movimento Operário Católico. Criticavam o sistema econômico e apoiavam organizações, como sindicatos, que almejavam uma sociedade igualitária. Também criaram as Casas do Trabalhador Católico: comunidades de caridade para pessoas que sofreram os efeitos da Grande Depressão, contando ainda hoje com cento e trinta delas. Via no catolicismo a ‘Igreja dos Pobres’, devendo ser uma organização pacifista, pois Day e Maurin acreditavam que a forma não-violenta de vida estava no coração do Evangelho. Sua devoção e muitas posições não eram convencionais, afastando centenas de voluntários católicos de sua organização, sendo também pressionada a alterar o nome do jornal, por implicar na direta conexão com a Igreja oficial.

Defendendo o voto feminino, fez manifestações diárias em frente à Casa Branca, sendo uma das cento e secenta e oito mulheres presas por ‘obstruir o tráfego’. Mas, ao entrarem em greve de fome, foram libertas para não se tornarem mártires.

Durante a Segunda Guerra Mundial, com David Dillinger e Muste Abraão, Doroty trabalhou contra as armas nucleares, sendo presa inúmeras vezes por desobediência civil. Engajou-se na luta pelos direitos civis para os negros e pelo fim da Guerra no Vietnã. Aos setenta e cinco anos, foi novamente presa ao participar de um piquete ao lado dos Trabalhadores Rurais, na Califórnia. Ela recebeu, dentre outras honras, o prêmio ‘Paz na Terra’ que apela às pessoas de boa vontade a garantia da paz entre as nações, falecendo em vinte e nove de novembro de mil novecentos e oitenta.

FILME: Celebração dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...