Bruno Hussard

Por Julio Cesar De Lima
(Ir. Pascal, Obl. OSB)

Bruno Hussard nasceu em oito de fevereiro de mil novecentos e onze, no Egito. Filho de mãe francesa e pai húngaro, ambos judeus, estudou no liceu italiano da cidade do Cairo e formou-se em engenharia, em Paris. Aos vinte e quatro anos recebeu o batismo cristão católico sob o nome de Andrea. Em plena segunda guerra mundial perdeu o emprego, suportou ameaças e vexames e correu o risco de ser deportado para os campos de concentração alemães. Atingido pela tuberculose que o obrigou a permanecer três anos isolado, dizia ter sido três anos de silêncio e aprofundamento da Palavra de Deus. Terminada a fatídica guerra, já adulto, ingressou na Ordem dos Dominicanos, assumindo o nome de Bruno e aos trinta e nove anos de idade foi ordenado presbítero. 

Depois de três anos de ordenação seu superior o enviou a Israel com o objetivo de fundar a “Casa de Isaías”, um Centro de Estudos Hebraicos, aberto a cristãos, judeus e palestinos. Na estrada que vai de Tel Aviv a Jerusalém avistou uma colina junto a um mosteiro de monges trapistas. Lá, assentou uma tenda para orar com os quatro primeiros amigos que o seguiram, entre os quais uma mulher. Em seu coração, Bruno guardava um “sonho louco”, como dirá mais tarde. Segundo ele, as religiões que, tantas vezes, são causa de divisões podem tornar-se fonte de harmonia:“Em cada país existem academias onde anualmente é ensinada a arte da guerra. Nós, inspirados pela Palavra, queremos criar uma Escola da Paz, porque também a paz é uma arte que não se improvisa: deve ser aprendida”, escreveu. 

Ao lado da tenda, Bruno Hussard construiui a “Casa do Encontro”, um Oásis de Paz, lugar de partilha e de fraternidade que atualmente hospeda cento e cinqüenta famílias de diferentes etnias. Cada família educa os filhos na própria língua, cultura e tradição religiosa. Aí, cristãos, israelitas e muçulmanos crescem e estudam juntos, indicando-nos o caminho para nos tornar, na cotidianidade, construtoras e construtores da paz. Padre Bruno faleceu em oito de fevereiro de mil novecentos e noventa e seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...