Sim, eu detesto gente espaçosa

Por Julio Cesar De Lima
(Ir. Pascal, Obl. OSB)

Tento ser gentil e cuidadoso com todas as pessoas quando, por exemplo, ando na rua, aguardo na fila, visito um amigo ou familiar, no local de trabalho, de lazer ou qualquer outro. Com pessoas conhecidas ou desconhecidas, o cuidado é sempre o mesmo, não importa a posição social. Apesar disso, vez ou outra, palavras e atitudes podem escapar ao nosso controle e causar constrangimento. Mas, quem nunca passou por uma situação assim? O jeito, então, é reconhecer, pedir desculpas, imediatamente ou assim que puder. A bem da verdade, eu procuro ser gentil para não ser espaçoso, folgado e deselegante. Aliás, eu detesto gente sem desconfiômetro e abusada, em quaisquer circunstâncias, mas em minha casa ou sob os meus domínios, é bom pisar na linha para poder retornar. 

Detesto gente espaçosa. Sabe aquelas pessoas que, ao chegarem em sua casa, não tiram o calçado sujo quando você mesmo o faz, ainda que tenha sido pedido, e sentam-se colocando os pés sobre o sofá, sobre o banquinho de petiscos, sobre o móvel da televisão, sobre as cadeiras ou sobre a mesinha central...? Detesto gente espaçosa. Sabe aquelas que, de repente, começam perambular pela cozinha, bisbilhotando armários, adega, geladeira e fogão...? E aquelas que vão logo perguntando onde está a cafeteira para passar um cafezinho ou a cuia pra fazer o chimarrão quando você, sequer, deu abertura para tal possibilidade...? E aquelas que, descaradamente, tomam conta do controle remoto da tv, do ar condicionado ou do aparelho de som, achando que estão sozinhas e à vontade em sua própria casa...? 

Detesto gente espaçosa. Sabe aquelas pessoas que, por algum motivo, vão até seu quarto e, quando você menos espera, jogam-se sobre a cama como se estivessem usufruindo um parque de diversões...? E aquelas que voltam do banheiro usando o perfume do qual você mais gosta e que, aliás, está acabando e com a maior cara de pau confirmam que o seu perfume é maravilhoso...? Detesto gente espaçosa. Sabe quem não perde a oportunidade de convidar-se e também a outras pessoas para fazer uma boquinha em sua casa...? E tem quem, ao receber um convite para almoçar, leve suas próprias visitas, mesmo quando você teve a precaução de convidá-la nominalmente... Acaso não há também aquelas que acham ter algum desconfiômetro e perguntam se podem levar junto mais dois ou três...?

Detesto gente espaçosa. Sabe aquelas pessoas que chegam esfomeadas e vão direto ao fogão para ver o que você está cozinhando e, num piscar de olhos, experimentam os seus quitutes, devolvendo a mesma colher babada à panela, sem a mínima preocupação...? E aquelas que não aguardam toda a comida ser colocada à mesa, nem a dona da casa convidar e começam a servir-se, desesperadamente, sem o mínimo bom senso, educação ou delicadeza...? E quem solicita cappuccino ao invés do café solúvel ou, mesmo de brincadeira, pede vinho quando você planejou servir apenas suco e refrigerante e não sugeriu qualquer outra opção...? E quem olha para a comida e, com desdém, começa a cavar-se dos próprios dotes culinários ou não para de elogiar a receita que todos perceberam que ficou ruim...?

Quando vier visitar-me e eu, por acaso ou descuido, disser para sentir-se em casa, por obséquio, não leve tal recomendação ou gentileza ao pé da letra. Afinal, você deve saber que a casa não é sua. E, por mais querida, amada e bem-vinda que sua ilustre pessoa seja você é hóspede, tal como eu também em seu lar. Não precisa ser uma pessoa extremada na etiqueta ou na cerimônia, use tão somente do bom senso, cautela e moderação. Se em Roma faz-se como os romanos, em minha casa experimente a minha hospitalidade, da mesma forma que o farei quando for convidado a lhe visitar. Isto vale para quem quer que seja. E, se eu mesmo não corresponder, faça a gentileza de chamar minha atenção. Ao cair nos meus agrados, quem sabe, eu convide novamente. Entenda como dica de quem lhe quer bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...