Zilda Arns

Por Julio Cesar De Lima
(Ir. Pascal, Obl. OSB)

"Amar 
é acolher, 
é compreender, 
é fazer o outro crescer."

Zilda Arns nasceu em vinte e cinco de agosto de mil novecentos e trinta e quatro, em Forquilhinha, Santa Catarina. Desde criança adorava cuidar de outras crianças. Ainda adolescente, decidiu ser médica depois de assistir a um vídeo sobre crianças desnutridas. Casada e mãe de cinco filhos, dedicou sua vida especialmente ao trabalho materno-infantil, como médica pediatra e sanitarista em hospitais e comunidades carentes do Brasil.

Depois de um debate sobre a miséria, em Genebra, na Suíça, o Cardeal Arns, seu irmão, contou-lhe sobre o desafio informal que recebera de que a Igreja Católica poderia reverter a situação da mortalidade infantil no Brasil. Nascia, então, sob a coordenação de Zilda, a Pastoral da Criança, vindo a tornar-se uma das maiores organizações ecumênicas do mundo na área de saúde, nutrição e educação infantil.

Estimulando o protagonismo decisivo de milhares de voluntárias, Zilda ajudou a construir uma rede de solidariedade que acompanha gestantes e busca qualificar a vida das crianças em situações de pobreza e miséria. ‘Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los’, dizia ela, orientando o cuidado da mãe para com os filhos, dos pais para com a família e da comunidade para com suas gestantes.

O trabalho desta mulher, médica e cidadã é uma inestimável contribuição ao bem social, rompendo o ciclo de exclusão de milhões de brasileiros e solidificando uma cultura de paz. Como reconhecimento, recebeu dezenas de prêmios e honrarias. Aos setenta e seis anos de idade, Zilda Arns encontrava-se em missão humanitária no Haiti quando tornou-se uma das milhares de vítimas fatais do terremoto que abalou Porto Príncipe, em doze de janeiro de dois mil e dez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...