Mahatma Gandhi

Por Julio Cesar De Lima
(Ir. Pascal, Obl. OSB)

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia dois de outubro de mil oitocentos e sessenta e nove, na cidade de Porbandar, na Índia. Seu pai era um político local e sua mãe uma devota vainava e observadora do singular respeito hindu a todas as formas de vida. Casou-se aos treze anos com Kasturba, de catorze anos de idade, tendo-a por companheira até a morte.

Desafiando os regulamentos de sua casta viajou para Londres, onde formou-se em direito. Posteriormente, sua estadia na África do Sul, segregada pela discriminação racial, despertou-lhe a consciência social, levando-o a descobrir o lado melhor da natureza humana e a entrar nos corações humanos. Devolta à Índia, colônia da Inglaterra, Gandhi envolveu-se com o movimento pela independência. Ganhou notoriedade internacional por sua política de desobediência civil, boicotes e pelo uso do jejum como forma de protesto. Por isso, foi preso inúmeras vezes, às quais seguidas de protestos por sua libertação.

Sujeito tímido, era defensor do princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto como um meio de revolução. Para Mahatma Gandhi, a afirmação da verdade e da não-violência são o fundamento de uma cultura de paz. Nelas é possível desenvolver todo o potencial humano, promover a auto-realização individual e fortalecer o sentimento de comunidade entre os seres vivos. Este processo não exclui o conflito, elemento que garante a tensão criativa capaz de legitimar as diferenças e garantir o aperfeiçoamento das relações democráticas.

Gandhi trabalhava com o propósito de garantir a dignidade tanto do agressor quanto da vítima, reparando a agressão e nunca o agressor. Inspiração a grandes personalidades pacifistas do século vinte, o Mahatma, a “Grande Alma”, como era chamado, foi assassinado em trinta de janeiro de mil novecentos e quarenta e oito por um fundamentalista de sua própria religião que o considerava um traidor.

Filme: Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXANDO NOME E E.MAIL PARA CONTATO. OBRIGADO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...